Alunos da APAE de Itaúna visitaram o Depósito de Resíduos Industriais do Sindimei

Publicado em: 14 de September de 2015

O Sindimei entidade dirigida pelo empresário Hyrguer Aloísio Costa, promoveu mais uma edição do PIC no último dia 04/09

O Sindimei - Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna, entidade dirigida pelo empresário Hyrguer Aloísio Costa, promoveu mais uma edição do PIC - Programa de Interação com a Comunidade no último dia 04/09 (sexta-feira). Foram realizadas visitas no período da manhã e tarde com os alunos da APAE de Itaúna, que conheceram o Centro de Educação Ambiental - CEAM do Depósito de Resíduos Industriais “Tarcísio Cardoso de Sousa”, instalado na Fazenda Campo de Fora, localidade de Três Barras, área rural de Itaúna.

Turma da manhã

Na parte da manhã, doze alunos foram recebidos pelo Gerente Executivo do Sindimei, Erivelton Santos, pela Assistente Administrativa, Carmelita Rabelo, e pelo Técnico Ambiental, Ricardo Ramal.

Erivelton deu as boas-vindas aos visitantes, apresentou o vídeo institucional do Sindimei, e falou sobre o Depósito de Resíduos Industriais (DRI), frisando que antes da existência do DRI as fundições locais não tinham onde armazenar a areia descartável, surgindo assim a necessidade da criação do depósito para atender as indústrias associadas.

Ele ainda citou a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), exemplificou algumas normas de Segurança do Trabalho e demonstrou, na prática, através dos funcionários; o uso de máscara, botina, capacete, óculos e luvas.

O técnico Ricardo Jamal explicou sobre a areia descartada das fundições, sobre o funcionamento do DRI e procedimentos de recebimento e armazenamento.

Foi servido um lanche aos visitantes da manhã. Depois os alunos foram conhecer de perto as plataformas de areia.

Ao retornarem, os alunos Gustavo, Marcos, Shaiene, Carolaine e Bruna plantaram duas mudas de árvores do bioma local, sendo uma muda de cedro e outra de jatobá.

Ao final, a professora Heloísa Mara Nogueira Fonseca, agradeceu a oportunidade oferecida pelo Sindimei de conhecer “um local onde se cuida do meio ambiente” e informou que os alunos da APAE estão aptos a trabalharem e darem resultados dentro das organizações.

A voluntária apaeana, Samara Aparecida Antônio, fez agradecimentos ao Sindimei, “pela alegria que a equipe teve em nos receber”.

A visita técnica teve início às 8 horas e terminou às 10 horas. Os nomes dos visitantes da manhã: Thaís Ludmila Dias Machado, Marcos Santos Silva, Jairo Rodrigues Soares, Paulo Henrique Almeida da Silva, João Cláudio Albano de Paula, Bruna Moreira Silva, Shaiene Moreira Silva Amorim, Izabel de Souza Simone, Amanda Izabele Alves Freitas, Carolaine Aparecida Alves dos Santos, Lauriane Thais de Medeiros e Gustavo Gonçalves Duarte.

Turma da tarde

De 14 às 16 horas foi a vez da visita da turma da tarde. Outros doze alunos compareceram e foram recebidos pela Assistente Administrativa do Sindimei, Carmelita Rabelo – ela estava acompanhada do técnico Ricardo Ramal. Os alunos estavam acompanhados dos professores apaeanos Wedson Alves de Souza, Carla Emanuela Branco Alves e Silvânia Silva.

As boas-vindas foram dadas por Carmelita Rabelo, que prestou informações do sobre o DRI e apresentou o filme institucional do Sindimei 25 anos.

Carmelita também aproveitou que os alunos são pré-candidatos ao mercado de trabalho e repassou todas as normas de segurança do trabalho e como utilizar os EPI´s.

Ricardo Ramal fez apresentação técnica de sobre o funcionamento do Depósito de Resíduos Industriais. Em seguida, os alunos foram conhecer na prática a teoria apresentada: as plataformas construídas para receber a areia de fundição, as obras de expansão e a conscientização ambiental.

No retorno, os alunos degustaram um delicioso lanche e plantaram mudas de árvores do bioma local. Fizeram o plantio: Tatiane, Júlia, Paulo Henrique e José Júlio. Os professores acompanhantes, com elogios ao Sindimei, agradeceram a oportunidade da visita.

Os alunos presentes: Gilson Marcelo Lima Lainder, Michael Rodrigues Rocha, Alexandra Mara Valadão, Pablo Henrique, Tatiane Ferreira Lima, Helbert Henrique Batista, Paulo Henrique Ferreira Lima, José Túlio Teixeira de Melo, Delma Alves de Souza,  Rodrigo Aparecido, Tairon Aparecido e Júnia Santos Moreira dos Reis.