Alunos da Escola Municipal Dona Dorica (Granja Escola São José) visitam o Depósito de Resíduos Industriais do Sindimei

Publicado em: 28 de September de 2015

O Sindimei – Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna, recebeu no Depósito de Resíduos Industriais Sindimei “Tarcísio Cardoso de Sousa” na última quinta-feira, 25 de setembro, os alunos dos 6º, 7º e 8º anos da Escola Municipal Dona Dorica (Granja Escola São José). Participaram da atividade 42 alunos, o presidente da Granja Escola Júlio Prado e as professoras, Cláudia Lopes, Vagnéia Cristina Campos, Andréia Luzia Fortunato Andrade e Cláudia Aparecida de Oliveira e colaborador voluntário Fernando Lopes.

A visita iniciou-se com as boas vindas do Erivelton Santos, gerente executivo do Sindimei, e fez a apresentação institucional do Sindimei, demonstrando os objetivos do Sindimei, a missão, visão, crenças, valores e projetos futuros. Destacou também a parceria com as entidades integrantes do CDE - Centro de Desenvolvimento Econômico e Social Itaúna. Em seguida explicou diferença entre um aterro sanitário e um depósito de resíduos. “O aterro sanitário é um local de destinação de lixos não recicláveis. E o depósito de resíduos é um local de destinação de lixo industrial - gerado dentro das indústrias. No caso específico do Sindimei, recebemos apenas areia de fundição classificada como Classe II”, destaca Erivelton.
Ricardo Jamal da Fero Ambiental, empresa responsável pelo gerenciamento técnico e operacional do depósito explicou sobre o processo da Areia Descartada de Fundição - ADF. Disse que ao final do processo essa areia não tem mais utilidade e deve ser armazenada em local adequado, e que não pode ser descartada no meio ambiente.
Em seguida, os alunos visitaram os platôs – local onde a ADF é armazenada.  Para encerrar a atividade, a turma plantou uma muda de árvore do bioma local, auxiliados pelo jardineiro, Sr. Antônio, deixando marcada a visita e contribuindo com o meio ambiente.
A Presidente da Fundação Granja Escola São José Sr. Júlio Prado, agradeceu ao Sindimei pela visita e concluiu que para os alunos foi muito proveitoso, pois foi possível um maior conhecimento sobre o lixo das indústrias de fundição, conservação da água e preservação do ambiente. E parabenizou o Sindimei pelo belo trabalho desenvolvido, sempre preocupando com a Responsabilidade Social.