FIEMG Competitiva capacita mais uma turma de profissionais para a indústria em Itaúna

Publicado em: 05 de julho de 2022

O programa FIEMG Competitiva, o SENAI CETEF e o Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itaúna MG (SINDIMEI) concluíram nesta semana mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento Profissional e Operação de Centro de Usinagem e Torno CNC (controle numérico por computador), que contou com 24 participantes, de 10 empresas diferentes e do Tiro de Guerra de Itaúna, dando continuidade à ação iniciada em 2021, quando foram formados 51 profissionais.

Este curso, iniciado em maio deste ano e concluído em 28 de junho (terça-feira), teve duração de 120 horas, oferecidas no SENAI CEFET de Itaúna. A parceria tem desempenhado papel fundamental, estruturado, complementar e com planejamento, no que diz respeito à oferta de mão de obra para as empresas de fundição e da cadeia metalmecânica da região.

O objetivo da capacitação é aprimorar os conhecimentos e competências dos participantes, possibilitando o crescimento profissional, a abertura de novas perspectivas de trabalho e renda, o que proporciona um impulso econômico na região, ao garantir a permanência do trabalhador capacitado no mercado.

Referência

A operação de usinagem e torno CNC é um passo principal no processo de criação de peças com características cilíndricas, quando é removido o material das hastes de metal ou plástico com o uso de cortadores, brocas ou ferramentas ativas. E o SENAI CETEF, que oferece o aperfeiçoamento nesse processo, é uma referência estadual e nacional no setor de fundição.

Os alunos que concluíram com sucesso a capacitação receberam certificados. Para o Mateus, funcionário da Intercast, o curso foi bastante interessante e construtivo, já que não possuía conhecimento algum na área. Ele disse que, através do aperfeiçoamento oferecido pela parceria entre o Sindimei, o SENAI CETEF e o FIEMG Competitiva, espera poder colocar em prática tudo o que aprendeu e, assim, contribuir com a empresa na qual trabalha atualmente.

Fonte: https://www7.fiemg.com.br/fiemg/Noticias/detalhe/fiemg-competitiva-capacita-mais-uma-turma-de-profissionais-para-a-industria-em-itauna