Projeto Aquarela visita o Depósito de Resíduos Industriais Sindimei

Publicado em: 08 de September de 2017

No dia 02 de setembro (sábado), o Sindimei promoveu 53ª do PIC - Programa de Interação com a Comunidade

Projeto Aquarela visita o Depósito de Resíduos Industriais Sindimei

No dia 02 de setembro (sábado), o Sindimei - Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna, entidade de classe dirigida pelo empresário Hyrguer Aloísio Costa, promoveu 53ª Edição do PIC -  Programa de Interação com a Comunidade no Depósito de Resíduos Industriais Sindimei “Tarcísio Cardoso de Sousa”, instalado na Fazenda Campo de Fora, localidade de Três Barras, área rural de Itaúna.

O Sindimei recebeu no Centro de Educação Ambiental, vinte e cinco alunos e cinco instrutores e monitores do Projeto Aquarela - programa socioeducativo das Obras Sociais da Paróquia de Sant’Ana. Os alunos foram recepcionados pelo presidente do Sindimei, Sr.  Hyrguer Aloísio Costa.

A atividade iniciou com a palavra do presidente do Sindimei, dando as boas-vindas. Hyrguer disse que visitou as instalações e conheceu o funcionamento do Projeto Aquarela, ficando admirado com o objetivo da entidade e as atividades desenvolvidas.

Na sequência, o gerente executivo do Sindimei, Erivelton Santos, apresentou para os alunos o funcionamento do Depósito de Resíduos. Enfatizou a importância do armazenamento adequado do resíduo industrial e a coleta seletiva. Erivelton destacou que o Sindimei é uma entidade representativa do setor metalmecânico e que recebe areia descartada das fundições associadas, e empresas das cidades vizinhas.

Ricardo Jamal, técnico da Fero Ambiental, falou sobre o funcionamento do depósito, a forma de recebimento da areia, armazenamento e o tratamento da água pluvial das plataformas. Demonstrou nos tubos de ensaios como é feito o tratamento da água e a forma correta de devolvê-la para a natureza.

Em seguida, os visitantes foram até às plataformas e conheceram de perto o processo de armazenamento da areia de fundição. Ao retornarem a Centro de Educação Ambiental fizeram o plantio de uma muda de árvore do bioma local, deixando registrado a contribuição para a preservação do meio ambiente.

Encerrando a atividade, a Pedagoga e Mestra em Educação, Lisa Paiva, conduziu uma atividade lúdica. Contou sua narrativa de vida e superação, onde os alunos fizeram parte da encenação de sua história. Lisa Paiva é articuladora de histórias e pôde durante toda a atividade brincar e interagir com os presentes, proporcionando-lhes muita alegria, descontração e aprendizado.