Soluções de Negócios para a Redução de Custos com Energia na sua Empresa

Publicado em: 26 de September de 2018

Fórum no Sindimei discute redução de custos com energia nas empresas

"Soluções de Negócios para a Redução de Custos com Energia na sua Empresa"

O aumento do custo da energia em todo o país tem provocado um verdadeiro temor nos empresários. Toda essa preocupação tem seu motivo: as empresas estão perdendo em competitividade. Na última quinta-feira (20/09), no Edifício Sindimei, aconteceu o Fórum, “Saiba Como Reduzir Seus Custos com Energia”, com a assessora executiva de Energia da Fiemg, Tânia Mara Aparecida Costa Santos, que falou sobre oportunidades de negócios em energias renováveis.

Tânia abordou sobre as modalidades de consumo, com destaque para o Mercado Livre, onde a empresa escolhe seu fornecedor de energia, garantindo redução de custos, quando se pode negociar preço, o prazo e a indexação dos seus contratos, além da previsibilidade orçamentária, permitindo que as empresas tenham maior desempenho e rentabilidade para seus negócios, bem como a sustentabilidade.

Além do Mercado Livre, Tânia destacou outras oportunidades que visam à redução de custos, como: Adesão ao Modelo Geração Distribuída sem Investimentos e com investimentos, Modelo de Autoprodução de Energia, Ações Judiciais para Exclusão de Cobranças Indevidas nas Contas de Energia; Diagnóstico Energético para Ações de Eficiência no Consumo de Energia.

Oportunidades de negócios em energia

A FIEMG está se mobilizando para oferecer às indústrias, através dos sindicatos, como o Sindimei, opções de negócios existentes no mercado, com soluções que culminem na redução de custos, além de oportunidades de investimentos em geração de energia (solar, eólica, hídrica, biomassa), em inovação tecnológica, em eficiência energética, em geração distribuída, em autoprodução, dentre outros.

A proposta é desenvolver convênios e termos de cooperação entre os sindicatos e as várias empresas especializadas no setor como, comercializadores e geradores, empresas de eficiência energética, escritórios de advocacia especializados em direito em energia, além de consultorias especializadas na formatação de negócios no setor energético.

Encerramento

Após a apresentação, houve um momento de perguntas e respostas, quando Tânia pôde esclarecer dúvidas dos presentes. Cerca de 80 pessoas participaram do evento.

O Fórum "Soluções de Negócios para a Redução de Custos com Energia na sua empresa" foi uma realização do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (Sindimei), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.